segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lubrificação

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.
Lubrificar os componentes de seu helicóptero é uma atividade de extrema importância.

Fazer seus rolamentos trabalharem a seco causará um derretimento ou travamento dessas peças.

Uma má lubrificação do eixo traseiro poderá fazer com que seu servo de cauda trabalhe sob maior carga, diminuindo a eficiência do gyro.

Os rolamentos dos eixos principal, cauda e starter sofrem regimes de rotação intensos e é uma boa idéia mantê-los bem azeitados. Entretanto, não é com qualquer óleo que se faz o trabalho.

Alguns utilizam óleo de máquina e outros WD40. Não utilizo o óleo de máquina pois ele se mostrou ineficiente em eixos com altas rotações. O WD40 e similares juntam muitas partículas de terra e/ou sujeira transformando-se numa “lixa melada”.

Tenho utilizado com sucesso nesses já referidos eixos o silicone em spray da 3M. Trata-se de um lubrificante fino, que aguenta os regimes de temperatura e rotação dos eixos e não junta partículas. Por sua viscosidade, ele precisa ser constantemente reaplicado, mas nada que algumas borrifadas não resolvam.



Alguns rolamentos conhecidos como one way, precisam ser lubrificados com graxa de rolamento. Eles são encontrados na engrenagem principal e na embreagem. Por ter um acesso difícil, é bom também lubrificar os rolamentos que ficam dentro do clutch bell e dos pega pás com graxa.

Quando for comprar, peça uma graxa para altas temperaturas. A que eu utilizo tem cor azul.
Lubrifique sempre:
- Os rolamentos do eixo principal;
- Os rolamentos e o eixo do rotor de cauda;
- Os rolamentos do eixo do starter;
- O one way da engrenagem principal;
- Os rolamentos internos dos pega pás.

7 comentários:

  1. Eu só lubrifico o eixo principal e o de calda. Eu sou iniciante, não sei montar e desmontar meu heli.Estou pensando em comprar um T-rex 600 nitro e monta-lo, o que você acha? Já li muito sobre regulagem e montar, e vi inclusive videos, agora aho melhor tentar montar o meu proprio heli. Você teria como fazer um tutorial para quem nunca montou e regulou seu heli? Muito bom o seu blog. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Só existe uma maneira de aprender. Botando a mão na massa.

    Vá em frente e monte seu T-rex. O manual é bem claro e mostra como fazer a montagem passo a passo.

    Quanto a regulagem, o buraco fica mais em baixo. Aqui mesmo no blog têm tutorias que lhe ajudarão a configurar seu heli, mas infelizmente não existe uma receita de bolo pra deixar um heli pronto pra voo.

    Isso de dá em função das diferentes eletrônicas utilizadas e ao estilo de voo de cada um.

    Para os iniciantes é fundamental a ajuda de um piloto experiente na hora do setup, já que muitas coisas podem dar errado.

    Um grande abraço e obrigado pelo elogio.

    ResponderExcluir
  3. Eu Como Iniciante comprei um Heli 3 Canais e Nunca consegui voar que prestasse com este. Resolvi Melhorar Comprei um Walquera 22e No ML Usado Todo Quebrado (Tomei um Cano). Depois resolvi comprar o Kit do HK450 Para tentar usar neste a Eletrônica do Walquera, sem sucesso ai me Conscientizei; comprei o radio dx7 dsm2 para usar no HK450 Montei e estou ainda longe de decolar devido Problemas de Inexperiência e ainda estou feliz porque Hoje Pela Madruga Consegui fazer o Hélice de calda funcionar junto com o Gyro e o aileron, Ainda acho que como Burro nao preciso de ajuda, embora se localizasse um post informando os basicos tipo em que canal se liga qual servo e os Valores embora nao precisos mais Proximos dos valores nominais eu faria uso. Por enquanto vou de advinho tentando acertar. - A melhor escola que existe é a de aprendizado por erros embora a mais Onerosa! "concordo em Total com a Frase acima (-Só existe uma maneira de aprender. Botando a mão na massa.) - em caso de Lenha Lembre-se do Raul Tente outra Vez" Enquanto tentava postar este Comentário me apareceu o Aviso "Não foi possível processar sua solicitação. Tente novamente". é Sugestivo?.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo,

    também tive dificuldades em estar praticando o Hobby, meu primeiro heli foi um Trex-450, e o montei de acordo com o manual. Como não tinha esperiência nenhuma no assunto, entrei no Youtube para descobrir como configurar o heli e como dar os primeiros passos. Consegui coloca-lo para funcionar, houverei um pouco (Aprendi sozinho) usando o X de segurança, mas não consegui fazer o setup corretamente, Tinha que mexer nos exponenciais, dual rates, normal mode e 3d mode, etc.. Tive muitas dificultades, mas cheguei a houverar legal, depois de ter quebrado o heli 3 vezes em quedas. Enfim, sempre quiz ter um a combustão, por isso comprei um Hirobo Sceadu 50. Ai eu falei que iria aprender direito.
    Comprei um simulador (AEROFLY) e estou treinando nele. Todas as configurações que eu precisei fazer, procurei na internet e achei um site onde tem video aulas de como confirurar tudo (Gyro, pith, utilizar pith gaude, etc). O site vc tem que se cadastrar de graça e acessar os vídeos. Muito bom para quem quer aprender um pouco mais sobre o hobby. www.helifrek.com. Sugiro a você procurar tudo sobre setup e começar a treinar no simulador, ai você vai pegar gosto par o hobby.
    Abraço e boa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. desculpe: o site é www.helifreak.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Amigo. Comprei este M3. Ele é para altas temperaturas?
    stou com duvida em qual silicone grease comprar...qual marca aqui do Brasil de graxas em silicone são boas para helicopteros?

    ResponderExcluir
  7. Olá, hoje comprei um Titan 450 pro, pesquisei muito nos foruns antes de comprar, constatei q cerca 70% das opiniões foram positivas, esse heli é um clone do T-rex 450 como o HK e o CopterX. Bom, eu não queria gastar muito já de cara num heli top, assim comprei ele completo com um radio "meia boca" e com o tempo "bem devagar" vou instalando os upgrades e investir num radio melhor, investindo devagar vc não sente muito no bolso rsrsrsrs. Abç a todos.

    ResponderExcluir