quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Guia de Configuração do Gyro

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.


Instalação
Geralmente os gyros são pequenos cubos. Alguns, como o 611 da Futaba,
possuem uma pequena tela LCD a parte para configurações gerais.

Os gyros são fornecidos com uma espuma própria de fixação que tem
por função absorver parte da vibração do helicóptero.

Fiquem muito atentos a esses adesivos pois eles se desgastam com o
tempo soltando o gyro e fatalmente derrubando o heli. Já presenciei
casos de ruptura da espuma logo no primeiro vôo.

A fixação do equipamento em sí deve ser feita de forma a deixá-lo bem
preso sem nenhum contato, além de sua base, com a estrutura do
helicóptero. Não utilize velcros ou abraçadeiras sob pena de muita
vibração do motor ser transferida para o sensor do gyro.

Os gyros tipo head locking vêm com três conectores. Dois para serem
ligados ao receptor e outro no servo que comandará o passo do rotor de
cauda. Verifique a indicação do manual para realizar as conexões corretamente.

Encaixe um conector no canal do rudder e o outro em um canal
livre que comandará a sensibilidade.

O terceiro conector, como já dito, vai ser ligado ao servo. Gyros requerem servos rápidos e você precisará dizer para o gyro, através de uma chave ou configuração no painel, se ele está operando com um servo digital ou analógico. Se você se esquecer de fazer isso, poderá queimar o servo.
Antes de ligar a chave da bateria, verifique a tensão de operação do conjunto gyro + servo e certifique que seu sistema está dentro das especificações.

Configuração
A configuração que descreverei a seguir pode mudar muito a maneira
com a qual você está habituado a pilotar. Tenha certeza que você
entendeu todo o processo e seus efeitos antes de decolar.

Ligue a chave da bateria e espere o gyro atuar centralizando o servo de cauda. Quando isso acontecer, conecte o link que comandará o passo do rotor de cauda, assegurando que o link tem o tamanho necessário para que as pás do rotor traseiro tenham passo muito próximo de zero. Uma inspeção visual é suficiente.

Cuidado para não mover a cauda na horizontal. Isso fará com que o servo trabalhe saindo da posição central.

O tamanho comprimento da roseta também influencia a maneira como o servo atua. Quanto maior a roseta, maior a sensibilidade e a velocidade de atuação e menor a força do servo. Verifique no manual qual o tamanho indicado para o seu modelo.

Atenção! Nunca aplique trim nem sub-trim para tentar zerar o passo da cauda. gyros head locking não funcionam dessa maneira.

Isso feito, vá até o controle de Travel Adjust (ATV em alguns rádios) e imponha os limites máximos para o Rudder em ambas as direções.

PONTO DE CONTROLE 1: Em função do torque do motor, é natural que o movimento de yaw seja mais rápido para um lado do que para o outro. Mais tarde será no canal do Rudder que você poderá, diminuindo o percentual máximo, equalizar a velocidade de yaw para esquerda e direita.

Os gyros são fornecidos com uma chave plástica para ajustar fisicamente os limites de movimentação do servo. Alguns modelos permitem configurações independentes para a esquerda e direita.

Aplique leme total em ambas as direções e verifique se o arame do link está dobrando ou se o servo está sendo forçado por estar tentando ultrapassar o limite de passo que fisicamente o rotor de cauda pode dar. Se isso acontecer, utilize o parafuso limitador do gyro para resolver o problema, deixando o movimento de passo no limite máximo possível para ambos os lados.

A sensibilidade geralmente está num canal associado a uma chave. Quando numa posição, ela aciona o head locking. Quando em outra, aciona o AVCS. Leia o manual do seu gyro para aprender a identificar quando ele está operando num modo ou em outro.

É justamente o ponto central no Travel Adjust do canal do controle da sensibilidade que alterna entre os modos de funcionamento do gyro. Por isso existe uma zona ineficiente de configuração muito próxima ao 50%.

Nos rádios que tenham a configuração do Travel Adjust indo de 0 à 100% essa zona fica próxima aos 50%. Nos que vão de -100% à +100%, ela fica próxima ao 0.

Conheço algumas pessoas que voam no modo AVCS, mas a maioria esmagadora prefere o head locking. Afinal de contas, para que gastamos tanto dinheiro num gyro?

Dito isso, vamos prosseguir.

Um bom valor para iniciar a configuração de sensibilidade é 60%. Somente durante o vôo você vai chegar ao valor correto. Como? Experimentando!

PONTO DE CONTROLE 2: Vá aumentando gradualmente a sensibilidade do canal até que a cauda comece a sacudir da esquerda para direita num movimento conhecido como hunting. Abaixe um ou dois pontos no ATV e pronto.

Quanto mais próximo ao ponto de hunting, mais abruptamente a cauda parará quando você centralizar o stick do leme e maior será o travamento da cauda. O contrario também é verdadeiro.

Estamos chegando no final. Preste atenção agora.

Até o momento adicionamos muita força ao rotor de cauda através do “PONTO DE CONTROLE 1”. Precisamos limitá-la para evitarmos o rodopio descontrolado do helicóptero.

PONTO DE CONTROLE 3: Na curva do canal rudder aplique um exponencial de no mínimo +50% e limite a curva a 75%.

Entendeu o que estamos fazendo?

Aplicando o exponencial, faremos com que o centro do stick tenha movimentos de yaw suaves e extremos do curso do stick tenham movimentos de yaw mais agressivos. Limitando a curva, limitamos também a velocidade máxima de yaw.

Durante os primeiros vôos, combine as configurações dos PONTOS DE CONTROLE até chegar ao estilo de vôo desejado.

Tenha em mente que:

Quanto mais você aumenta o limite da curva, mais rápida a velocidade de yaw e maior será a sensibilidade do gyro para um mesmo valor de ATV.

Por último e não menos importante é verificar se o gyro está atuando na direção correta. Faça os testes antes de decolar para evitar que o gryo atue na direção errada. No próprio gyro ha uma chave / opção para mudar a direção de atuação.

5 comentários:

  1. Alvaro, Seu blog está muito bacana. Eu sou adepto de RC a muitos anos, primeiro com os carros e últimamente com veleiros RC. Como nas competições só podemos usar dois canais para controlar as velas e o leme estou procurando uma forma de controlar um contrapeso para equilibrar o barco. A idéia seria usar um gyro para medir a inclinação e acionar um servo que levaria o peso de uma lado para outro. Mas esse sistema teria que funcionar idependente do rádio. Como vcs dos helis tem experiência com os gyros teria como me dar uma luz? Meu email é rbelluco@iis.com.br
    Um abraço,

    Belluco

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  2. ola alvaro lei sobre o gyro mas não deu pra entendern bemn talvez pelo linguajar, no caso do belt cp v2 e mesmo melhor que o v1 e ja ve,m arrumado -como seria no belt -v2- ?
    se colocaor masi peso nos paddles o heli v2 melhora a estabilidade, sobre o storm 450 que vocoe acha ? ele tem exponencial no radio coisa que o betl não tem / que me aconselha./e mlehor trocar o upgrade em emtal do betl e aquela carenagem voce acha legal. e sobre o flymont tem como depois explicar como instaçlar no novo heli cx belt não vai atrapahar- ele funciona bem no belt v2 :grato no aguardo da sua valiosa respostas
    jair valença- bahia

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  3. Olá Alvaro, achei bem interessante suas explicações pra aquele tipo de Gyro, so iniciante em helimodelismo. Tenho um blade 400 3d, que usa o Gyro G110 Micro Heading Lock, venho com ele o Rádio Spektrum DX6i. Já que o seu blog é sobre gyro e posso disser que ficou bem legal mais gostaria que me desse um passo a passo de como configurar esse tipo de gyro que tenho, para um vôo mais manço,. Quanto ao limite da cauda, o servo fica forçando tmbém, quando ponho stik para ambos os lados; em especial como posso corrigir isso no blade. Se poder me dar umas esplicações serei muito grato. Meu email é emerson.garcia73@gmail.com

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  4. Amigo, qual a diferença entre head locking e AVCS, obrigado

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  5. Álvaro como verifico se meu gyro do Blade 450 está configurado para digital ou analógico, pois o meu está instavel e dando saltos

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