domingo, 18 de janeiro de 2009

Configurando Sistemas CCPM

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.
A configuração do CCPM em seu helicóptero pode intimidar num primeiro momento, mas seguindo esses passos você terá condições de realizá-la do início ao fim.

Primeiramente, é preciso definir que tipo de swashplate (bailarina) seu cabeçote tem. 90 ou 120 graus. Tal dado pode ser obtido no manual de instruções.

Você vai precisar de: alicate para ball link, pitch gauge e uma ferramenta para nivelamento do swashplate. Se você não a tiver, um paquímetro será de grande valia.

Vamos por mão na massa.

Nota: nesse ponto estou considerando que você já montou seu helicóptero seguindo as instruções do manual e está somente configurado o CCPM.

Localize e separe os links que ligarão o swashplate aos comandos de aileron, pitch e elevator (cícliclo). O manual de montagem de seu helicóptero indicará a medida que cada um deve ter para que a bailarina fique nivelada quando conectada aos comandos. Utilize o paquímetro para garantir que as medias serão as indicadas nas instruções (esse passo é muito importante).

De igual importância é a medida que a roseta do servo deve ter para que os links se movimente paralelamente ao eixo do rotor principal. Links inclinados podem forçar os servos além de seus limites.

Coloque o helicóptero com a frente virada para você e conecte assim os servos que comandarão o swashplate: o da esquerda no canal do aileron, o da direita no canal do pitch. O terceiro servo deve ser ligado no canal do elevator. Em alguns modelos ele é instalado atrás, em outros na frente.

Agora vamos ao rádio.

Zere todos os trims do normal, Idle 1 e Idle 2 e zere todos os subtrims.

Faça uma curva linear no Pitch Curve para todos os modos de vôo (normal, Idle 1 e Idle 2).

Configure os ATV ou ending points (o nome depende do fabricante do seu rádio) para que o movimento dos servos do aileron, pitch e elevator tenham 100% para ambos os lados.

Ligue o receptor e ponha todos os stiks centralizados. Dê especial atenção para o throttle que não tem mola. Feito isso, insira as rosetas com o braço onde vai ser conectado o ball link o mais paralelo ao corpo do servo quanto possível e em seguida fixe os links do cíclico.

Agora utilize a ferramenta de nivelamento do swashplate e certifique-se que a bailarina está plana. Caso não esteja, você poderá ajustá-la mudando a posição da roseta, aumentando ou diminuindo o tamanho dos links ou alterando a configuração dos sbutrims em seu rádio.

Antes de prosseguirmos, vale verificar se os servos estão se movimentando nas direções corretas. Se você seguiu a indicação de conexão descrita acima, os servos devem se comportar da seguinte forma:
- Quando aplicado aileron para direita: servo do aileron desce, pitch sobe e elevator permanece parado.
- Quando aplicado aileron para esquerda: servo do aileron sobe, pitch desce e elevator permanece parado.
Se o servo do profundor fica na a trás da bailarina:
- Quando cabra-se: o servo do elevator desce, aileron e pitch sobem.
- Quando pica-se: ocorre o contrario do descrito acima.

Se o servo do profundor fica na frente da bailarina:
- Quando cabra-se: o servo do elevator sobe, aileron e pitch descem.
- Quando pica-se: ocorre o contrario do descrito acima.

Se está ocorrendo um comportamento diferente do descrito acima, inverta o sentido de movimento de um ou mais canais na programação do rádio.

Uma vez nivelado o swashplate e verificada a sua movimentação é hora de verificar o passo. Concentre-se inicialmente um apenas uma das pás

Centralize novamente todos os sticks do rádio e com a ferramenta pitch gauge, verifique se o passo é 0. Se não for, mude o tamanho dos links do cíclico e/ou altere a posição dos subtrims. Realize novas medições no nivelamento da bailarina para que essa esteja sempre nivelada.

Nota: sistemas CCPM têm pouco movimento de bailarina para aplicar grande quantidades de passo. Em função disso, utilizo os subtrims sem o risco de ultrapassar o limite de operação dos servos. Ao final da configuração e de extrema importância verificar se nenhum dos servos está sofrendo esforço alem de suas capacidades.

Volte suas atenções agora para a outra pá. Ela também deve ter o passo igual a 0. Se não tiver, altere o tamanho dos links do mixer lever para mais ou menos até ter um passo igual a 0.

Mova todo o stick do throttle totalmente para cima e meça o passo. Qualquer que seja o valor, ele deve ser positivo.

Mova todo o stick do throttle totalmente para baixo e meça o passo. Qualquer que seja o valor, ele deverá ser negativo.

Se o descrito nos dois parágrafos anteriores não estiver acontecendo, mude na configuração de swashplate do rádio a direção do movimento. Ou seja, se estiver marcando 50% de pitch, mude para -50%. Não se esqueça de refazer as medições de passo.

Agora vamos determinar o quanto de passo você vai configurar. Digamos que você queira de -9 a +9.

Mova o stick de throttle todo para baixo e vá medindo o passo enquanto altera o valor do pitch na configuração do swashplate no rádio. Aumente ou diminua o valor até conseguir o valor de -9.

Agora, mova o stick do throttle todo para cima. Caso você tenha um valor diferente de +9, poderá fazer alterações nos limites superiores (ATV ou Ending Point) dos canais de aileron, pitch e elevator até que se igualem a +9. Atenção! Faça sempre alterações em iguais quantidades nesses canais para que a bailarina continue nivelada.

Ainda na configuração de swashplate do rádio, existem outros dois parâmetros. Elevator e Aileron. Eles permitem que você tenha mais ou menos comando nesses respectivos movimentos. Aumente ou diminua-os de acordo com seu gosto mas se você é iniciante 60% é um bom valor.

Neste ponto, é ideal aplicar todo o passo negativo e positivo em conjunto com aileron e profundor verificando se nenhum dos servos está operando alem de seu limite.

No início desse post eu disse que você teria condições de realizar a configuração, mas não disse que seria rápido. Lembre-se: a mecânica do helicóptero é muito complexa e os parâmetros estão sempre interligados.

Estou preparando outros tutoriais para que você possa se aprofundar ainda mais na mecânica de sua máquina.

Por favor, tenham sempre próximos a você um piloto experiente capaz de identificar possíveis falhas e prevenir acidentes sérios.

Fly safe! Abraços.

Um comentário:

  1. Aproveito o campo para perguntar:
    Sou zero no heli, gNHEI UM BLADE CP PRO usado,
    todas as conexões estão corretas mas o stick um está com as funções do dois e vice-versa. O que tem de errado?

    se puder me responde no arnokle@hotmail.com

    Obrigaado

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