terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ajuda Para Os Iniciantes

O HELI NA VEIA mudou para www.helinaveia.com.br - esse post também está lá.
O mundo do helimodelismo é cheio de opções. São tantas que o novato acaba sempre com a sensação que não está começando com o pé direito.

Pior ainda quando chega com sua máquina nova na pista e ainda ouve comentários pejorativos sobre seu equipamento.

As dicas abaixo devem ser consideradas como um guia fundamental para aqueles que pretendem iniciar no hobbie sem dores de cabeça e arrependimentos, mas antes de mais nada é preciso esclarecer alguns pontos:

- Helimodelismo não é um esporte barato, entretanto não é preciso milhões para entrar na brincadeira.
- cada um tem expectativas e desejos específicos. Você não deve jamais deixar minha opinião sobrepujar a sua vontade. Se o seu sonho ou possibilidade financeira levam você para um helicóptero de R$ 300,00 vá em frente e mate sua vontade!

No meio, considera-se aeromodelos as máquinas que custam a partir de R$ 2.500,00. Geralmente as que estão abaixo desse valor são consideradas brinquedos. Seria o mesmo que chamar um aviãozinho de papel de aeronave. Essa correlação, por mais que pareça, não tem a ver com o valor em si mas com a performance que o helicóptero apresenta.

Os modelos e marcas mais cobiçados da atualidade pelos iniciantes são os da Align. T-Rex 450 e T-Rex 600, sendo esse segundo também muito desejado por aqueles que já são experientes.
Não recomendo, no entanto, nenhum dos dois para quem está se aventurando nos primeiros passos.

Os helis de menor escala, como o T-rex 450 (incluo aí toda a leva de máquinas de mesmo tamanho como o Belt CP, Walkera, etc...) têm um custo de manutenção baixíssimo quando comparado aos modelos da categoria 30 ou 50, porém são mais instáveis se tornando assim mais difíceis de serem controlados.

O T-Rex 600 é uma super máquina, tornando-se assim “over”, inclusive no preço, para quem está aprendendo.

O bom e velho Raptor 50 da Thunder Tiger ainda continua sendo uma excelente escola, com peças de reposição em abundancia, muito mais baratas que as de um T-Rex e será capaz de levar você até um nível de pilotagem muito elevado. Veja esse vídeo onde eu vôo esse modelo: http://br.youtube.com/watch?v=quFtvHJ4_yw

Existe também o Raptor 30, mas o considero um desperdício de dinheiro, já que no kit do 50 você pode colocar um motor 30 e futuramente, quando suas habilidades evoluírem, troque-o por um 50.

Uma boa dica é procurar por helicópteros usados no Mercado Livre, mas verifique a qualificação do vendedor antes de fechar o negócio.

Atualmente os helicópteros se dividem em duas categorias principais: os elétricos e os glow (combustão). Ambos têm o custo de vôo bem parecidos. Os elétricos têm um custo de compra muito mais alto mas, em compensação, sujam muito menos.

Infelizmente, o Raptor elétrico não tem uma boa performance e não é muito popular no Brasil. Por isso não o recomendo.

Mas isso não é tudo. Você ainda precisa de um rádio, aquecedor de velas, bomba de combustível, ferramentas, etc...

O rádio transmissor é uma parte muito importante de sua escolha. Prefira os que tem 7 ou mais canais e que utilizem a faixa de 2.4Ghz. Esses rádios são os mais modernos e num período muito curto de tempo substituirão a já obsoleta faixa de 72Mhz.

Sim, você vai precisar usar um simulador. Sim, você vai precisar de um instrutor. Sim, você vai levar um ano para conhecer os nomes das peças, aprender a programar o rádio e começar a fazer suas primeiras manutenções sozinho.

Preste muita atenção nessas afirmações:
- Simulador é fundamental para quem não quer desperdiçar dinheiro consertando helicópteros.
- Um instrutor alem de lhe dar a segurança de vôo, diminuirá a possibilidade de você se ferir ou machucar alguém. Aeromodelos não são brinquedos. Podem até matar.

Um simulador muito bom é o Real Flight. Você também pode adquiri-lo no Mercado Livre juntamente com um adaptador que permitirá que você ligue seu rádio ao computador para treinar. Existem outros simuladores tão bons ou melhores que o Rela Flight, porém não os conheço.

Antes de comprar qualquer que seja o modelo, verifique que na sua região existam pessoas que saibam como consertá-lo e regulá-lo alem da facilidade de comprar peças de reposição. Nunca opere um aeromodelo sem a supervisão de um profissional e em área própria para essa finalidade.

Qualquer que seja sua escolha de compra você cairá na seguinte encruzilhada: comprar um equipamento mais barato e daqui a um ano trocar por um melhor ou investir num equipamento bom e tê-lo por dois, três anos? Essa é uma pergunta que você terá que responder analisando seu perfil.

O aeromodelismo utiliza materiais de ponta assim como a indústria aeronáutica. Tenha em mente que se você optar por um modelo mais barato, a performance do seu helicóptero, seu tempo de aprendizagem e até mesmo suas frustrações serão afetadas.

Ainda com dúvidas? Escreva para mim, ou me add no MSN: meucorreio70@hotmail.com.

Abraços a todos.

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